top of page

Coxinha e infância

A coxinha me lembra a infância não só porque eu comia coxinha em dia de festa, mas porque ela fazia parte do meu dia a dia. Quando eu era criança, passava as manhãs na casa da minha avó enquanto ela fazia coxinhas, bolos e outros salgados pra vender por encomenda. Eu ainda lembro do cheiro do frango cozinhando, da massa aberta na mesa e da minha avó trabalhando muito, todos os dias na cozinha enquanto eu brincava no quintal, assistia à TV e usava os cremes dela que ficavam na penteadeira :)


Em homenagem à vó Nercia, aí vai a receita de coxinha que ela fez por quase 30 anos! Com algumas adaptações da minha parte ;)


Ingredientes:


Caldo


1 peito de frango

Uma cebola

2 folhas de louro

4 cravos da Índia

1 cenoura

2 talos de salsão

Um punhado de salsinha

Sal

1 litro de água


Massa

Caldo de frango (1 litro)

500 g de farinha de trigo

1 colher (sopa) rasa de sal

1 concha de óleo


Recheio


1 peito de frango (retirado do caldo)

2 dentes de alho

1/2 cebola

1 cenoura (retirada do caldo)

Salsinha

Sal

1 colher (sopa) de farinha de trigo


Casquinha crocante


Farinha de trigo

Água para mergulhar as coxinhas

Farinha de rosca

Óleo de soja para fritar


Como fazer:


Caldo - Descasque a cenoura e corte em duas partes. Lave a cebola e corte em duas partes, use a cebola com casca. Coloque uma folha de louro em cada parte de dentro da cebola e fixe-as com um cravo da Índia em cada ponta da folha de louro. Lave o salsão e a salsinha. Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão, incluindo o peito de frango inteiro, a água e o sal. Cozinhe por 20 minutos, contando a partir do momento em que a panela pegar pressão.


Massa - Esquente o caldo de frango numa panela grande até ferver e ainda com o fogo ligado acrescente o óleo, o sal e a farinha. Coloque a farinha devagar e vá mexendo com uma colher de pau. Continue mexendo até que a massa se solte do fundo da panela. Coloque a massa na pia ou mesa de pedra e deixe esfriar. Sove de vez em quando pra não formar casca na massa.


Recheio - Desfie o frango que estava no caldo. Refogue o frango desfiado na manteiga com alho, cebola e sal. Depois bata a cenoura com um pouco de água (muito pouco mesmo, só para conseguir bater a cenoura) no liquidificador, adicione ao refogado com um pouco de salsinha picada e deixe apurar por um minuto. Acerte o sal se precisar e coloque uma colher de farinha de trigo pra dar liga ao recheio.


Montagem - Abra a massa numa espessura de aproximadamente 0,5 cm e corte círculos de massa com a boca de um copo. Coloque o recheio nos círculos de massa e feche, dando formato às coxinhas. Passe na farinha de trigo, depois na água, depois na farinha de rosca.


Fritura - Coloque óleo de soja em uma panela de fundo grosso numa quantidade que cubra as coxinhas quando fritar. Leve ao fogo e deixe esquentar bastante, até o ponto em que o palito de fósforo se acende (jogue um palito de fósforo no óleo e quando ele se acender, retire). Coloque as coxinhas pra fritar aos poucos, de 3 a 5 coxinhas por vez. Quando ficarem douradas, retire com uma escumadeira, coloque em um prato com papel toalha pra tirar o excesso de gordura e curta suas coxinhas :)


Dica de filme: Tomates Verdes Fritos

Tenha uma ótima semana e até a próxima foto, receita ou novidade!

Que tal mais uma reportagem?
bottom of page