top of page

San Telmo

Andar pelas ruas de San Telmo é como andar em um labirinto cheio de portas curiosas. Nosso tour pelo bairro começou pela Plaza Dorrego, uma praça cheia de mesas espalhadas em baixo da sombra de árvores grandes e bem antigas, como o bairro. Enquanto tomávamos uma cerveza com papas fritas, um casal estendeu um tapete no meio da praça, colocou uma caixa de som ao lado e, bem ali, começou um show de tango, às 11 da manhã. Foram três músicas e um chapéu que passou de mesa em mesa para receber o prestígio do público.

Depois de um tempo na praça, fomos às ruas de San Telmo. As ruas são estreitas e de paralelepípedos e as calçadas mais estreitas ainda. De repente, encontramos uma porta pequena e despretensiosa na qual estava escrito Mercado de San Telmo. Entramos e ali o labirinto ficou mais confuso e mais interessante. Parecia um lugar pequeno, mas quanto mais andávamos mais enxergávamos lugares novos pra ir, tudo dentro do mercado, cheio de curvas, lojas, quiosques, barracas... Era como um sonho louco. A primeira loja que vimos vendia instrumentos usados, depois vimos uma loja de alfajor e dulce de leche, mas a primeira parada dentro do mercado foi numa esquina que vendia empanadas e sim, as empanadas argentinas são deliciosas! Mas o cheiro de queijos, embutidos, temperos, cafés e até poeira são as lembranças mais fortes que eu tenho do lugar. Comprei azeite e chimichurri argentino e já até usei, toda orgulhosa, nos churrascos em casa com os amigos. Tomamos café, tiramos fotos e voltamos para as ruas de San Telmo, mas por pouquíssimo tempo, porque as cervejarias do bairro também são muito especiais, então entramos na primeira que chamou a nossa atenção. Essa da foto ;)

Não me lembro exatamente o que tomamos e comemos nessa cervejaria, talvez tenha sido uma Honey, uma APA e uma ensalada caprichada pra dividir... O que me lembro é que nessa viagem não comemos demais, não bebemos demais, não falamos demais, nem corremos demais (exceto um dia, mas essa história fica pra próxima proza), andar à pé pelas ruas foi o suficiente para nos deixar satisfeitos e em paz.

Dica de hoje: vá ver o que tem na rua :)

Até mais!

Que tal mais uma reportagem?
bottom of page